Uma pergunta que me fazem com freqüência: O VirtualDub, consegue substituir o Premiere ou o Final Cut? A resposta nem sempre agrada as pessoas que perguntam. O correto é afirmar “depende”. Para quem não sabe o VirtualDub é um editor de vídeo digital, principalmente arquivos com extensão “avi”. Mas existem outras funções para esse software que tem aproximadamente 1000kb, sendo um dos seus principais objetivos processar e transformar arquivos de vídeo das mais variadas formas.
A sua principal deficiência é não oferecer recursos de uma ilha de edição, como a possibilidade de utilizar múltiplas camadas para montar vários vídeos. Mas em compensação é possível realizar várias operações nele de maneira rápida e sem a necessidade de utilizar uma ilha de edição mais pesada.
Veja algumas das funções que são utilizadas com freqüência no VirtualDub, para processar arquivos de animação:
- Redimensionamento
- Adicionar arquivos de áudio ao vídeo (Caso tenha sido montado no Blender)
- Cortar partes indesejadas do vídeo
- Montar partes novas ao vídeo (Sim, isso é possível)
Mesmo assim podemos realizar várias operações com filtros, como:
- Borrar a imagem do vídeo
- Rotacionar o vídeo
- Transformar as cores em escala de cinza
- Inverter o vídeo (espelhar)
- Adicioner Motion Blur
- Alterar as cores do vídeo
Caso você tenha ficado interessado pelo VirtualDub, visite o seu site oficial: http://www.virtualdub.org
Mas se o objetivo é utilizar um editor não linear, é interessante conhecer o Cinelerra. Ele sim pode substituir o Premiere e o Final Cut.
OBS: Vale a pena também ler o relato do desenvolver, sobre a história do desenvolvimento do software. A história mostra como um projeto que a princípio não tinha grandes expectativas se transformou nessa incrível ferramenta.