Todos que iniciam na modelagem e renderização 3D ficam um pouco perdidos com a quantidade de ferramentas para renderização. São várias opções como V-Ray, Mental Ray, Final Render, Maxwell Render e Brazil. Na área dos renderizadores open source ou gratuitos, também existem várias opções.
Um renderizador pouco conhecido nessa área é o Kerkythea, que está crescendo gradativamente e apresentando imagens de excelente qualidade. Segundo as informações do sítio oficial, o Kerkythea está em desenvolvimento desde 2004, sendo baseado em um renderizador já existente chamado Phons. Isso trouxe uma estabilidade extra ao software, já que muito foi aproveitado do Phon.
Os formatos de arquivo suportados são o 3DS, OBJ, XML e SIA. A integração com o Blender pode ser realizada com o formato XML. Outras ferramentas também são suportadas, como o 3dsmax.
Alguns dos recursos listados no sítio chamam a atenção do sistema, como são muitos os recursos vou listar apenas os mais importantes:
- Subsurface Scattering
- Reflexões borradas
- Ambient Light
- Sky Light (Céu baseado em física real)
- Depth of Field
- Simula Caustics
Para quem já quiser utilizar o renderizador no Blender, descobri esse ótimo tutorial para integrar o Blender e o Kerkythea. Assim que eu tiver mais tempo pretendo traduzir o tutorial. Então fique ligado!
Por enquanto, fique com alguns exemplos de imagens geradas com o Kerkythea: