O desenvolvimento de novas ferramentas para o
Para utilizar esse modificar é necessário fazer o download de uma versão experimental do Blender no graphicall.org, que é o repositório oficial para esse tipo de experimento com o Blender. Lá existem varias versões compiladas de ferramentas ainda em desenvolvimento para futuras versões. Antes que você se anime para fazer o download, devo alertar que essas são versões experimentais, então utilize com muito cuidado e não abra arquivos importantes nessas versões, para não haver nenhum tipo de risco, relacionado à perda dos mesmos. Já existiram algumas dessas versões que corromperam arquivos de usuários! Então utilize só para fins de teste.
Mas como funciona esse novo modificador? Antes de mais nada, faça o download dessa versão compilada para [BP:215]Windows[/BP]:
http://www.graphicall.org/builds/builds/showbuild.php?action=show&id=425
O arquivo que será copiado é um ZIP com uma compilação do Blender, será necessário descompactar o arquivo para poder utilizar essa compilação. Assim que você descompactar o arquivo, execute o Blender. Você vai perceber que essa versão do Blender 3D possui um modificador extra na sua lista, chamado Lathe.
Para utilizar o Modificador, precisamos configurar os seus parâmetros e opções. Veja uma descrição mais detalhada de como funcionam os parâmetros do Lathe:
Para aplicar o modificador na prática, precisaremos de um objeto definido por linhas para produzir um novo modelo. O primeiro passo é criar um círculo, determinando que esse mesmo círculo possua apenas 4 vértices. Como resultado, teremos um quadrado.
Agora selecionamos esse mesmo quadrado, para mover os dois vértices mais a direita para a esquerda. Assim teremos um objeto com forma mais retangular.
Volte para o Object Mode, aplique o modificador Lathe nesse retângulo para que o mesmo seja rotacionado em volta de um eixo, para criar uma superfície. Caso o seu objeto resultante não seja, semelhante à figura abaixo:
Tente alterar os eixos de rotação nas configurações do Lathe. Provavelmente um desses eixos será mais apropriado para o seu objeto. Ainda é possível alterar algumas propriedades do Lathe para modificar a forma do objeto. Por exemplo, alterando o ângulo de rotação para o objeto é possível criar novas composições.
Para um controle mais dinâmico sobre o centro do Lathe, podemos criar um Empty e indicar o nome desse objeto no campo OB. Assim a posição do Empty será o centro de rotação do Lathe.
Para ilustrar ainda mais como funciona esse novo modificador, produzi um vídeo no mesmo formato utilizado para os meus cursos a distância. Espero que gostem!
Link para o vídeo: http://br.youtube.com/watch?v=lxtaitxM60o