Caso você nunca tenha utilizado, o SketchUp do
Quem já utilizou o SketchUp sabe que o seu forte é a modelagem e não a renderização. Isso está mudando com o lançamento de uma versão do V-Ray compatível com o SketchUp, mas a maioria dos usuários ainda fica incapacitada de comprar um renderizador que custa mais de 1000 dólares! Então eu pensei, bem que os usuários do SketchUp gratuito, poderiam criar seus modelos 3D e depois exportar para o Blender 3D, assim seria possível fazer a renderização utilizando o YafRay.
O processo para exportar modelos 3D para o Blender é simples, mas para as pessoas que está utilizando o Blender 2.44, existe um pequeno ajuste, necessário para importar os modelos. Você deve instalar a versão 2.5 do Python no seu sistema. Isso aparentemente corrige os problemas relacionados a Scripts que passaram a não funcionar com essa nova versão do Blender.
O primeiro passo é criar o seu modelo no SketchUp, como mostra a Figura abaixo:
Depois que o modelo estiver concluído, acione o menu File -> Export -> 3D Model… Assim você poderá exportar o arquivo do SketchUp no formato KMZ, que é o formato utilizado pelo [BP:215]Google[/BP] Earth.
Agora o trabalho passa para o Blender, para que o arquivo seja importado. Lembre, nesse ponto será necessário já estar com o Python 2.5 instalado. No Blender acione a opção File -> Import -> Google Earth (kml/kmz).
Selecione o arquivo criado no SketchUp e ele será importado para o Blender. O único ponto negativo dessa integração, é que o Blender adapta as faces do modelo para o seu sistema de representação que só aceita faces quadradas e triangulares. Então teremos um modelo semelhante à imagem abaixo:
Bem, com o modelo no Blender agora é só configurar o YafRay para renderizar a imagem com fotorealismo.