Essa semana o 3dm3.com publicou outro tutorial de
Como de costume, o tutorial está em inglês. Então vou descrever alguns pontos importantes para as pessoas que ainda tem dificuldade em entender o texto lá. O autor começa apontando alguns problemas que ele enfrenta na seleção de referências para a modelagem. Ele só dispõe de fotografias em ângulos não muito favoráveis e a certa distância. Então ele não poderá usar muito essas referências fotográficas.
A modelagem teve inicio na parte frontal do edifício, com as colunas e pórticos presentes na entrada do edifício. Segundo o autor, ele não usou nenhuma medida específica, apenas teve o cuidado de usar sempre as mesmas proporções. O processo todo foi conduzido usando Box Modelling, com a criação de primitivas básicas que eram posteriormente convertidas para Editable Poly. Assim ficava mais fácil deformar os objetos.
Além do Box modelling, outras ferramentas como o Lathe foram usadas para criar objetos com um perfil mais cilíndrico.
Para fazer os tijolos na fachada, ele usou o Bevel no Edit Poly. Com isso não é necessário usar nenhuma textura para gerar a geometria necessária para representar os tijolos. Como a superfície que usar os tijolos é pequena, não vai gerar grandes problemas ao modelo.
Depois que a parte com os tijolos está criada, ele faz a união de todos os elementos para formar mo modelo do teatro. Mesmo não usando nenhuma textura, o tutorial mostra um bom exemplo de como usar Box Modelling para criar maquetes eletrônicas. Já que ele não tinha referências fotográficas da lateral dessa edificação, apenas a fachada foi criada.
Caso você queira conferir esse tutorial de modelagem, visite o 3dm3.com; maquete eletrônica com o 3ds Max.