Essa semana a fundação Blender divulgou o calendário de eventos, para a conferência sobre o Blender, que será realizada agora em Outubro. Os dias reservados para o evento são 12, 13 e 14 na cidade de Amsterdã. Infelizmente esse ano não tenho grana para ir por motivo de força maior, não poderei ir, mas vontade não falta. Esse seria um ótimo ano para participar da conferência, principalmente para fazer uma visita as instalações do Instituto Blender e acompanhar um pouco o desenvolvimento do projeto Peach.
Aqui da América Latina, teremos a participação de um colega Argentino, representando o projeto Plumíferos. Alguém do Brasil? Dessa vez não, mas prometo que se tudo correr bem, no próximo ano estarei lá! Quem sabe até com uma palestra ou apresentação? Nunca se sabe, um ano é muito tempo.
Para nós que vamos ficar aqui do outro lado do atlântico, sempre resta à esperança que alguma boa alma, grave tudo em vídeo e disponibilize no Google Vídeo.
Caso você esteja curioso em saber a programação do evento, tomei a liberdade de traduzir os títulos das palestras, com os seus respectivos palestrantes:
Sexta, dia 12
- Ton Roosendaal: Apresentação e abertura da conferência
- Riccardo Gagliarducci, Politecnico di Torino, Itália: Percepções e conceitos sobre design de interface
- Theodore Dounas, Architect Engineer, Grécia: Blender como ferramenta de design (Sobre o design de sistemas)
- Nathan Vegdahl & Bassam Kurdali (EUA): Workshop de configuração para personagens
- Toni Alatalo, Playsign, Filândia: Estudo de caso: Criando jogos com Blender para a Playsign
- Albert Cardona, University of California Los Angeles, EUA: Workshop: Game Engine do Blender como simulador 3D em tempo real
- Michael Krupa, Ocean Effects, Polônia: Blender no processo de produção de uma TV.
- Claudio Malefico Andaur: Notícias sobre o projeto Plumíferos, dicas e truques para animação
- Brecht van Lommel, Bélgica: Avanços no render do Blender, com SSS e micro polígonos?
- Festival de animação
Sábado, dia 13
- Amir Taaki & Pablo Martin, Desenvolvedores Crystal Space, Reino Unido / Espanha: Workshop: Criação de conteúdo para gráficos em tempo real
- Theo de Ridder, Programador artístico, Holanda: NumPy introdução a animações interativas
- Arne Schmitz, Aachen University Alemanha: Blender na pesquisa e educação
- Friedrich Forstner, Max-Planck-Institute of Neurobiology, Alemanha: Modelagem anatômica e functional no estudo da neurologia
- Jens Ole Wund, Janne Karhu, Daniel Genrich: Resultados de simulações físicas com o Blender
- Oscar Alvarado, Imaginaria Studios México, Monserrat Vázquez del Mercado Ruiz, Imaginaria Studios México: Apresentação da animação MURNAU THE VAMPIRE & o videoclip Theatres Des Vampires
- Al “Dr Filter”, Reino Unido: Game Engine do Blender para VJs.
- Andy Goralczyk: Criando uma cena épica com o Blender, masterclass
- David Tin Nyo, sócio PixBlitz Studios, EUA: The PixClip: Uma nova mídia para os artistas que trabalham com Blender
- Thorsten Schlueter, artista gráfico da AVM, Alemanha: Seria o Blender minha principal ferramenta de trabalho? Influência do Blender no processo de trabalho para artistas gráficos
- Cerimônia Suzanne Award
- Jantar + Festa com Blender VJs
Domingo, dia 14
- Eric Kilkenny, Animador 2D (Comcast, BBC5, Cartoon Network), EUA: Animação 2D com Blender
- Tatu Haviainen, Helsinki University of Technology, Finlândia: Modelagem: Construindo um sistema de gestos com Blender
- Amir Taaki & Pablo Martin, Desenvolvedores Crystal Space, Reino Unido / Espanha: Apresentação: Projetos usando Blender e Crystal Space
- Campbell Barton, Desenvolvedor, Austrália: Workshop: Melhorando o seu trabalho com Python
- Robin de Roubaix, África do Sul: “the Blender Room”, um espaço para artistas que trabalham com Blender
- Sacha Goedegebure (et al), Holanda: Apresentação do projeto Peach
- Theodore Dounas, Grécia: Metodologias de treinamento com Blender
- Jason van Gumster, EUA: Experiências com o aprendizado do Blender por crianças
- Roel Spruit, blenderartists.org, Holanda: Comunidade Blender
- Thomas Bartlett, Engenheiro de software sênior na See3D Reino Unido: See3D – Blender em um ambiente de projetos comerciais
- Falk Büttner, Die Versilberte Eitelkeit, Alemanha: “Blender no processo de produção para uma empresa de efeitos visuais”
- Encerramento
Interessante não é? Dessas palestras, qual delas você gostaria muito de assistir? Eu já tenho as minhas preferidas!
Para conferir a lista original, visite esse endereço, no web site da fundação Blender. Agora só nos resta esperar pelo material dessas apresentações.