Você já ouviu o termo Motion Tracking? Essa é uma técnica muito utilizada em ferramentas de composição como o After Effects. Ela consiste na identificação de uma área do vídeo, que pode ser seguida por outro elemento. Por exemplo, campanhas publicitárias que usam futebol, usam muito o Motion Tracking. Com ele podemos gravar o vídeo de um jogador, chutando uma bola e depois substituir a bola facilmente, por outro objeto, como uma caixa. Na TV a técnica é usada com freqüência na exibição de logotipos ou textos.
Mas como é que funciona isso? Descobri um tutorial que mostra como realizar o Motion Tracking no After Effects CS3. Essa semana um dos temas da minha aula sobre composição e efeitos, era justamente o Tracking. Por isso, tentei selecionar algum material de apoio para os alunos. Como não achei em português, resolvi fazer uma pequena descrição do tutorial, para ajudar.
Antes de começar, devo informar para as pessoas que querem fazer motion tracking. O segredo para um bom tracking, além da seleção correta dos elementos é a paciência. Isso mesmo, muito depende de ajustes manuais, então tenha paciência para fazer os ajustes necessários caso o movimento não fique perfeito em um primeiro momento.
Outro ponto importante, o objeto ou área que deve ser seguido, precisa possuir contornos claros e bem definidos. Caso contrário o tracking será difícil de realizar.
Para acessar o tutorial, visite essa página. Essa é a descrição dos passos necessários, se você tem dificuldades com o inglês, acompanhe os passos:
- No primeiro passo do tutorial, os elementos que devem sofrer a animação do tracking são criados. Um texto e um retângulo sólido.
- Tenha certeza que o playback head está no início da timeline. Pressione Home caso não esteja. Aqui é importante organizar as camadas da timeline, para que o vídeo que deve ser rastreado esteja abaixo dos elementos, que sofrem a ação do tracking.
- Selecione a camada que contém o vídeo. Depois na janela Tracker Controls, pressione o botão Track Motion. Isso ativará a ferramenta. Uma nova janela aparecerá, contendo um pequeno quadrado que serve como alvo do tracking. Com a ferramenta de seleção, clique sobre esse alvo e desloque-o até a área que deve ser rastreada. Caso seja necessário, podemos redimensionar esse alvo para qualquer tamanho.
- O próximo passo é configurar as opções do tracking. Para rastrear o contraste dos pixels, o autor escolhe a opção Luminance e como os elementos do vídeo não muda muito, o autor desmarca a opção Adapt Feature On Every Frame.
- Escolha qual a camada que deve receber o movimento gerado pelo tracking.
- Depois crie um objeto do tipo Null. Ele funciona como os Emptys do Blender ou os Dummys do 3ds Max.
- Clique no botão que edita as opções do alvo “Edit Target” e escolha o objeto do tipo Null. Aplique o tracking no botão Apply.
- Selecione a camada de texto e depois com o SHIFT pressionado, selecione o alvo do tracking e o posicione no local desejado em relação ao vídeo.
- Determine que o texto seja filho do objeto Null em hierarquia.
Pronto! Agora o texto deve seguir o navio no vídeo. Esse processo pode parecer um pouco confuso no início, mas com o tempo você adquire mais prática.
Se você ainda não entendeu bem o que é o motion tracking, veja o que ele pode fazer nesse vídeo:
Tracking
O artista fez com que a tela do vídeo, acompanhe os movimentos da mão. Assim fica a impressão do holograma.