Você conhece o projeto TOSMI? Esse é um projeto muito interessante que tem como objetivo prover treinamento, conhecimento e fomentar o uso de ferramentas livres, na produção multimídia. A iniciativa pretende ajudar, qualquer pessoa interessada, a utilizar ferramentas como o Blender para produzir mídia. No melhor espírito de compartilhamento do conhecimento, os organizadores do projeto, lançaram um pequeno manual, voltado para os educadores interessados em começar uma iniciativa parecida. O material está na sua primeira versão, mas já ajuda muito com informações sobre as ferramentas usadas no projeto, além de algumas práticas pedagógicas para os treinamentos.
A primeira versão do manual apresenta 38 páginas, com aproximadamente 2,5 MB. Você pode fazer o download visitando esse endereço.
Mesmo que você não seja um educador, conferir o manual pode passar algumas idéias interessantes sobre o processo de aprendizagem e ferramentas usadas no projeto. Como o texto está em inglês, resolvi fazer uma pequena compilação dos assuntos, mostrando como o documento é organizado:
- Introdução: Aqui temos uma introdução ao projeto TOSMI, com a sua filosofia e organização. Eles explicam que a maiorias das pessoas não usa ferramentas livres, pela falta de material de treinamento e cursos. Isso incentivou a criação do TOSMI.
- Pessoas envolvidas no projeto: Essa parte do manual descreve as pessoas mais envolvidas no projeto e suas respectivas nacionalidades.
- Datas e treinamentos presenciais: O projeto é direcionado para treinamentos presenciais, aqui eles mostram as datas e locais em que eles oferecem os treinamentos.
- Treinamento: Mais uma vez, essa parte descreve os motivos e filosofia do treinamento, voltado especificamente para ferramentas livres.
-
Ferramentas usadas: Como o próprio nome diz, aqui temos a lista de ferramentas livres usadas no treinamento. Uma das principais ferramentas, evidentemente, consiste no Blender. A lista é composta pelos seguintes softwares:
- Blender 3D: Sei que muita gente que lê o Blog já conhece o Blender, mas mesmo assim é bom explicar. Essa é uma suíte de produção 3D para produzir modelos 3D, animação e renderização.
- Gimp: Editor de imagens, que podemos comparar com o Photoshop.
- Ardour: Aqui temos um excelente software de edição e montagem de áudio. Totalmente multi-pista e preparado para gravar CD`s e trilhas de áudio.
- Audacity: Ferramenta de edição para arquivos de áudio.
- Jack: Servidor de ferramentas de áudio. Seu objetivo é conectar dispositivos e ferramentas de áudio entre eles. Com isso é possível trocar dados e áudio para edição.
- Cinelerra: Esse é um editor não-linear de vídeo. A melhor opção para quem precisa fazer esse tipo de edição no Linux.
- Ubuntu: Sistema operacional usado no treinamento.
- Público-alvo: Qual o perfil desejado para as pessoas que recebem os treinamentos? O manual especifica profissionais com habilidades artísticas, que estejam interessados em aprender ferramentas livres. Mas de maneira geral, qualquer pessoa pode fazer o treinamento, mesmo que com habilidades artísticas o resultado será melhor.
- Práticas pedagógicas: Aqui temos uma pequena descrição das práticas pedagógicas, como a relação de teoria e prática do curso.
- Módulos do treinamento: Para finalizar temos a divisão do treinamento em módulos, com a descrição de cada um deles.
Se você quiser começar um treinamento baseado em ferramentas livres, esse é um ótimo material de referência. Fique ligado no web site do projeto TOSMI, em breve eles devem disponibilizar uma versão atualizada e aprimorada do manual, essa foi apenas a primeira versão.