Os usuários de V-Ray, mesmo os que têm a língua inglesa como primeira língua, reclamam da pouca ou pobre documentação (livros) disponível para o renderizador. Até os últimos livros sobre visualização arquitetônica com o 3ds Max usam o Mental Ray como renderizador. O mais estranho nesse caso é que entre artistas que trabalham com visualização arquitetônica no 3ds Max, o V-Ray reina absoluto. Pois está disponível para compra o primeiro livro sobre V-Ray do mundo. Para ajudar na análise do livro, um artista 3d publicou uma análise detalhada do material em um fórum especializado em visualização.
Os números relacionados ao livro impressionam, segundo o a descrição do autor o livro tem 1000 páginas! Muitas dessas páginas estão relacionadas à quantidade absurdamente alta de imagens usadas no livro. Outro ponto importante, o acabamento do livro é todo em papel couchê. Ficou animado para comprar? Agora vem a parte ruim da notícia, o livro está em italiano, custa quase 120 Euros (+/- R$ 250,00!) e o autor só faz a venda por transferência bancária. Ou seja, para quem mora no Brasil e não fala italiano, a compra fica um pouco complicada.
Mas calma, nem tudo está perdido, ao que parece o autor está trabalhando em uma versão para a língua inglesa, que provavelmente ficará pronta apenas em setembro desse ano.
Se você quiser ter uma idéia sobre como é o livro, a análise que o artista 3d chamado Francesco Legrenzi publicou em seu fórum está em inglês, nela ele passa por todos os capítulos explicando como o livro aborda cada parte do V-Ray. A análise por si só, já é muito boa, mostra várias imagens dos projetos abordados no livro e deixa qualquer pessoa curiosa para saber o que mais pode encontrar no guia.
Para quem tiver curiosidade em ler a análise, pode visitar a página da análise aqui. O livro está dividido nos seguintes capítulos:
- Capítulos 1 e 2: Introdução e história da computação gráfica
- Capítulos 3 e 4: Conhecendo o V-Ray
- Capítulo 5: Materiais no V-Ray
- Capítulo 6: Câmeras e luzes no V-Ray
- Capítulo 7: Objetos e ambiente virtual
- Capítulo 8: Elementos de renderização
- Capítulo 9: Atualizações
Maiores informações sobre o livro, assim como fotografias do mesmo podem ser encontradas nesse endereço.
Nessa mesma página existe um link para fazer download de um arquivo PDF com cinco páginas extraídas do livro, para que alguém interessado na compra possa avaliar a diagramação e organização do conteúdo.
E em português? Será que um livro sobre V-Ray seria viável comercialmente? Acredito que sim, a base de usuários de 3ds Max e V-Ray no Brasil é relativamente grande. Ainda existem algumas ferramentas como o V-Ray e Maya sem boa documentação em português. Está ai uma boa oportunidade de escrever novos títulos. Mas antes preciso me dedicar a mais um projeto com o Blender 3D.
Mesmo que você não tenha interesse em comprar o livro, visite a análise do mesmo. O material é interessante e mostra várias telas de configuração do V-Ray.