O que é necessário para conseguir elaborar uma cena realista em 3D? Essa não é uma pergunta simples de responder e pode depender de vários fatores e pequenos ajustes realizados pelo artista, dependendo do contexto em que a cena 3d precisa ser renderizada. Mas, mesmo com todos esses fatores influenciando o realismo da cena, ainda é possível identificar alguns itens que podemos fazer a diferença no render. Uma das coisas que sempre falo para meus alunos, e repito sempre que possível aqui no blog, é que o estudo de fotografia pode ser determinante para a qualidade de uma renderização.
Quando estudamos fotografia, os assuntos abordados envolvem a escolha da iluminação, lentes e técnicas de difusão da luz em estúdio, que é um ambiente muito parecido com uma cena em 3d. A cena em 3d, assim como o estúdio, é um ambiente desprovido de iluminação e que precisa de fontes de luz para conseguir mostrar de maneira satisfatória, uma pessoa ou objeto na cena.
Quais são essas técnicas e ajustes que podemos fazer em ambientes e softwares 3d, para conseguir o desejado realismo? Para responder a essa pergunta, recomendo que você visite essa página com dicas sobre renderização realista que está publicada nos fóruns da CG Society. Na verdade, o link leva para uma página em que um artista perguntou exatamente isso nos fóruns, e para completar a discussão e ajudar na resolução do problema, vários artistas estão adicionando listas de itens que devem ser considerados para que seja possível renderizar uma cena em 3d com realismo.
A melhor parte da discussão é que não está sendo abordado nenhum software em especial, apenas as dicas gerais de como é possível trabalhar com iluminação, materiais e câmeras.
Entre as mais diversas dicas que foram apresentadas na discussão, podemos destacar:
- Usar sempre tipos de luzes que correspondam fisicamente ao que será usado na cena real
- Escolher um renderizador do tipo Unbiased, como o Maxwell Render, Fryrender ou Indigo Render
- Use sempre câmeras físicas com os valores corretos de lente e abertura
- Sempre considere fatores como a exposição da câmera
- Nos objetos que precisam de texturas, sempre considere o uso de mapeamento do tipo UV
- Use sempre as cores corretas para os diversos tipos de luzes. As cores são correspondentes as temperaturas na escala Kelvin.
- Sempre que possível adicione as distorções características de uma câmera fotográfica, para que a imagem fique o mais fiel a realidade
Como faço para aprender mais sobre fotografia? O melhor documento que já encontrei sobre o uso da fotografia misturado com conceitos de computação gráfica, é o guia publicado pela Random Control para o renderizador Fryrender. Você pode encontrar o guia sobre fotografia para artistas 3d nesse link, basta procurar pelo artigo chamado Introduction to Photography, o arquivo está no formato PDF.
Seja qual for o software que você use para trabalhar, as dicas podem ser aplicadas no Blender 3D, 3ds Max, Maya, Cinema 4D, LightWave e Softimage sem maiores problemas.