Como maneira de sempre continuar aprendendo mais sobre computação gráfica, estou sempre que posso comprando livros e material de treinamento para aperfeiçoar ainda mais a parte técnica. O objetivo é sempre o de dominar o mundo conhecer cada vez mais sobre os softwares com que trabalho, para poder melhorar os trabalhos profissionais e aulas. A minha última aquisição chegou essa semana, sendo um dos últimos lanámentos em termos de livros para o Blender 3D. O livro em questão é o Mastering Blender do Tony Mullen, que dessa vez produziu um livro com material direcionado apenas para pessoas que já tem conhecimentos intermediários ou avançados sobre o Blender 3D. O nome do livro não dá a idéia total do conteúdo abordado no material, mas pode apostar que é muito bom.
Ainda não tive oportunidade de ler o material completo, mas apenas para que você tenha uma idéia, esses são os três principais assuntos abordados no livro:
- Técnicas avançadas de mapeamento UV
- Aplicação e desenvolvimento de Scripts em Python para o Blender
- Tópicos avançados sobre a Game Engine, usando blocos de lógica e Python
Em termos de aplicação de scripts, esse livro é bem mais didático que o desenvolvido para a segunda edição do GameKit, poiso o autor considera que você não conhece Python. Na segunda edição do Gamekit, que é um excelente livro também, o autor apresenta vários tópicos sobre Python, mas ele considera que você já conhece um pouco sobre o assunto.
Ainda não tive tempo de ler o material por completo, mas já me programei para passar o final de semana lendo e fazendo testes com os assuntos e exercícios abordados pelo autor. Esse livro completa as referências que estavam faltando para um dos meus próximos projetos relacionados ao Blender 3D e a Game Engine. Se você quiser consultar o sumário do livro e até mesmo visualizar algumas das páginas, visite esse endereço para saber mais sobre o Mastering Blender.
Agora, mesmo que você não tenha interesse em conhecer mais sobre o Blender 3D, quero fazer aqui uma recomendação de produto para os aficionados em animação. Junto com o Mastering Blender, comprei uma coleção de cartões postais com temas da Pixar. Sim! É uma caixinha muito legal, apenas com cartões postais com temas das animações e projetos da Pixar. Estava navegando na Amazon.com e encontrei essa caixa:
O mais incrível foi o preço da mesma, apenas 12 dólares. Em qualquer estabelecimento comercial aqui no Brasil, uma caixa dessa não sairia por menos de 50 reais ou mais. Bem, você precisa considerar o frete aqui para o Brasil que é de aproximadamente 10 dólares por item. Mas, mesmo assim valeu cada centavo!
Você pode encontrar mais informações sobre essa caixa de cartões da Pixar, nesse endereço.
Para visualizar mais fotos da caixa, assim como do livro Mastering Blender visite o meu Flickr.