O que você acharia se descobrisse que o seu software poderoso de desenho técnico, apresenta um bug que impede a manipulação de arquivos com malhas muito complexas? Isso acontece com as melhores famílias, e nesse caso estamos falando de um dos softwares mais famosos e usados em termos de desenho técnico que é o AutoCAD 2010. Nas minhas pesquisas pela internet, sempre procurando por material e notícias sobre CAD, encontrei um relato muito curioso de um usuário do AutoCAD que encontrou um bug desconcertante no formato DWG que impede o armazenamento de certos objetos.
Uma parte do relato feito pelo autor é verídica e começa com a descrição da empreitada que a Autodesk realizou nos últimos anos, para deixar o formato de arquivo DWG cada vez mais complexo e evitar que iniciativas externas, pudessem criar filtros para interpretar e ler conteúdos desse formato. Nessa empreitada para tornar o formato DWG mais a Autodesk esqueceu dar atenção ao suporte as PolyFace Meshs com mais de 32.767 vértices.
Mas, quem em sã consciência vai usar um modelo 3d com uma face apresentando essa quantidade de faces? Bem, segundo o autor da reclamação original e também pela minha própria experiência, esse tipo de modelo com tantas faces não é tão difícil encontrar quando o assunto é desenho 3d de topografia ou objetos com topologia em altíssima resolução. Caso você tente criar um modelo 3d com essas características, o AutoCAD 2010 não consegue gravar as informações no arquivo DWG.
Assim que você abrir o arquivo, o resultado será uma representação do objeto 3d, mas com uma informação de vértices totalmente errada e até mesmo o desaparecimento do objeto.
O bug já foi informado às equipes de desenvolvimento e suporte da Autodesk, mas segundo o autor o comunicado foi feito já faz mais de 2 anos e até agora o problema persiste. Esse é o tipo de situação que mostra o lado negativo dos softwares proprietários, em que as empresas dedicam tempo e investimento para fazer as correções apenas quando uma grande quantidade de reclamações sobre o problema é recebida. Pode ser também que a correção do problema bagunce completamente o sistema de informações do formato DWG, o que inviabiliza economicamente a correção.