Entre as mais diversas ferramentas de modelagem 3d, posso destacar como sendo a mais simples e intuitiva para usuários iniciantes o SketchUp. Mesmo sendo claramente direcionado para o mercado de visualização de projetos arquitetônicos, podemos encontrar diversos exemplos da aplicação do SketchUp em áreas como a modelagem mecânica e o design de cenários para jogos. Isso se deve ao fato do SketchUp ser extremamente simples de modelar e na sua versão PRO, permitir que os modelos 3d sejam exportados para softwares como 3ds Max, Blender 3D e outros para acabamento e animação.
Na semana passada, encontrei dois links muito interessantes para artistas 3d que gostariam de tentar trabalhar com modelagem de veículos e naves, voltadas para projetos de ficção científica. Ambos usam o SketchUp como base para criação do modelo 3d e resultam na criação de modelos muito detalhados, mas que não são tecnicamente difíceis de criar.
Os dois tutoriais de modelagem estão em russo, mas nada que uma ajuda do Google Translator não possa resolver. Esses são os links para os dois tutoriais:
A tradução só não consegue alterar os textos presentes nas imagens, mas isso não atrapalha em nada o processo. O mais interessante de perceber ao visitar os dois tutoriais é que os autores usam técnicas muito parecidas para criar seus projetos. Ambos começam com imagens de referência posicionadas no ambiente de modelagem do SketchUp, para depois trabalhar com o desenho dos contornos e modelagem dos objetos. Outra coisa interessante é que podemos perceber que os modelos 3d das naves parecem complicados de produzir, quando na verdade são apenas trabalhosos. É um processo que exige muita repetição, para que pequenos detalhes e elementos sejam posicionados no modelo 3d.
No final, ainda é necessário gerar uma imagem para que os modelos 3d recebem o tratamento da pós-produção que é feita em softwares como o Photoshop.
Esse é um excelente exemplo para os artistas que estão usando o SketchUp apenas para trabalhar com modelagem para arquitetura, mostrando que é possível produzir conteúdos bem diferentes com um pouco de criatividade e intuição do artista 3d.