A vetorização de imagens é uma das tarefas mais corriqueiras no cotidiano de designers e artistas 3d também, pois muito do que precisamos modelar é proveniente de imagens em bitmap ou então fruto de brainstroms que resultam em rabiscos e esboços manuscritos. Isso gera muita demanda por vetorização em ferramentas como o Illustrator ou Inkscape, para posterior trabalho com curvas em softwares 3D. O procedimento para fazer isso é bem simples e envolve a digitalização de qualquer material e depois a importação da imagem para o software de ilustração. Algumas pessoas já trabalham direto com a ferramenta 3d, mas ainda acho mais produtivo usar um editor de vetores mais especializado.
Em algumas situações é possível usar softwares que já fazem a vetorização de maneira automatizada, rastreando as linhas nas imagens e convertendo as mesmas para formatos como SVG ou AI. Já pensou poder fazer isso usando um sistema gratuito de conversão na web? Ontem a tarde descobri um serviço chamado de Autotracer que permite o envio de arquivos do tipo Bitmap, com a promessa de conversão automática do material em formatos baseados em vetor como SVG, AI e até mesmo DXF.
Depois de fazer alguns testes aqui consegui sucesso em algumas conversões, mas outras resultaram em arquivos sem os vetores. Os problemas apareceram em arquivos no formato PNG e que não foram 100% convertidos em SVG. O mais interessante é que o SVG não está vazio, mas sem linhas visíveis. De resto, imagens escaneadas foram convertidas até de maneira satisfatória.
O que mais impressiona no serviço é que poder totalmente baseado na web, podemos até mesmo tirar uma foto com câmeras de celulares e enviar o material para o sistema. Em poucos minutos teremos o material já convertido e vetor e pronto para edições mais avançadas. Sim, esse sistema sofre do mesmo problema que a maioria das opções disponíveis para fazer vetorização: a perda da precisão.
O preço a pagar pela facilidade e velocidade, é o tempo necessário para fazer a revisão dos vetores. Se o objetivo for a modelagem 3d, a revisão se torna ainda mais importante. Como a criação de polígonos depende da maneira como as curvas são criadas, qualquer pequeno defeito pode fazer a diferença na criação da topologia.