Um dos pontos positivos da expansão e popularização das tecnologias relacionadas com a computação gráfica 3d é a abertura de vários cursos de graduação que usam alguma coisa da área, sejam eles de cinema ou mesmo jogos. O importante é que todos os cursos acabam usando como base a computação gráfica como meio para gerar seus produtos finais, e dentro desse contexto estão os trabalhos finais de graduação dos alunos. Sempre que chega o final de um semestre, recebo vários e-mails de pessoas pedindo conselhos e ajuda para escolher o tema para seus projetos.
Os temas para os projetos podem abranger diversas áreas e produtos, mas a escolha deles deve estar condicionada a vários fatores, e a capacidade técnica e financeira do artista ou equipe responsável pela produção. Uma coisa que você deve colocar em mente quando escolher o tema do seu projeto é a sua capacidade de trabalhar na produção do mesmo, considerando o prazo e principalmente os recursos financeiros disponíveis.
Já tive a oportunidade de acompanhar alguns projetos de graduação, como orientador e também do ponto de vista de “consultor”, que está mais para um conselheiro da parte técnica. Nesses projetos que tive a oportunidade de acompanhar, o maior problema estava no dimensionamento do trabalho em relação ao tempo disponível. É importante lembrar que nesse ponto você deve equalizar os seus conhecimentos dentro de um projeto, mas entregar no prazo é mais importante do que produzir algo cinematográfico. Se você tiver condições de gerar um projeto assim, excelente! Mas, caso contrário é melhor “cumprir a tabela” e entregar o material com tranqüilidade.
Portanto, essas são algumas dicas para produzir um bom projeto de graduação usando computação gráfica ou animação:
- Comece com um pequeno roteiro
- Depois do roteiro crie um storyboard
- Anime o storyboard para gerar um animatic
- Mostre o animatic para o seu orientador
- Discuta as melhorias propostas para o animatic
- Identifique os objetos que aparecem repetidas vezes nos cenários para modelagem
- Sente na frente do computador para criar os modelos 3d finais
- Trabalhe na animação dos cenários
Repare que a parte de execução dos objetos 3d finais acontece apenas no final do processo! Nada de produzir animações com os modelos 3d finais para mostrar para o orientador, pois esse trabalho pode muito bem ser perdido, caso o mesmo recomende mudanças drásticas no projeto. Nesse ponto você deve lembrar que não é possível comprar tempo de execução para os projetos, e qualquer dia perdido refazendo algo que estava pronto pode ser muito prejudicial para todo o trabalho.
Outro ponto que é sempre relegado nesse tipo de projeto é a escolha da trilha sonora. Sim, todos pensam nas animações e personagens, mas deixam os sons e trilha sonora para o final.
Uma excelente idéia para trabalhos de graduação envolve a criação de um videoclip. Escolha uma música de fundo e crie as animações para essa música, como o exemplo abaixo que usa uma faixa do Offspring como pano de fundo para o enredo da animação e consegue criar um trabalho bem razoável.
Essas são apenas algumas dicas para quem precisa começar a pensar em projetos de conclusão de curso. Esse semestre já está no fim, mas até o final do ano muita gente deve precisar começar a trabalhar na sua graduação, e o quanto antes você começar mais fácil será de executar.