Depois que comecei a publicar e disponibilizar cada vez mais cursos e aulas no EAD – Allan Brito, passei a receber inúmeros pedidos de leitores do blog me perguntando por sugestões de progressão nesses cursos sobre Blender. A dúvida está relacionada com a escolha dos cursos para usuários que não tem experiência prévia com o software, e desejam começar a estudar o Blender com base nos cursos. Como essa é uma dúvida bem comum, resolvi escrever esse artigo com algumas dicas e descrições sobre os cursos para ajudar as pessoas que ainda estão em dúvida sobre a escolha dos cursos.
Hoje no total existem seis cursos de Blender disponíveis que são:
- Modelagem poligonal com Blender
- Animação 3d com Blender
- Renderização avançada com Blender Cycles
- Modelagem para arquitetura com Blender
- Rigging de personagens com Blender
- Animação baseada em física com Blender
Se você não tem experiências prévias com o Blender, sugiro que comece com o curso Básico que é gratuito, que mostra o necessário para começar e estudar qualquer um dos tópicos desses seis cursos. Depois que você passar pelo curso básico, a minha sugestão de progressão para os cursos é a seguinte:
- Modelagem poligonal com Blender
- Modelagem para arquitetura com Blender
- Animação 3d com Blender
- Renderização avançada com Blender Cycles
- Animação baseada em física com Blender
- Rigging de personagens com Blender
Os cursos voltados para modelagem 3d devem ser realizados primeiro, pois são eles que ajudam você a criar elementos 3d que podem posteriormente receber animações e deformações. Depois de aprender a trabalhar com animações o próximo passo é conhecer o Blender Cycles, o novo renderizador do Blender.
No final acabei deixando os cursos sobre Rigging de personagens e de animação baseada em física. O primeiro é mais focado nas pessoas que tem interesse em trabalhar com animação de personagens, e o segundo é interessante para qualquer pessoa que precise incrementar as suas animações 3d.
Essa é a seqüência recomendada de cursos e progressão no que existe hoje disponível para Blender no EAD – Allan Brito. Até o mês de Março devem ser lançados outros cursos na área de Jogos, Visualização de interiores e modelagem poligonal avançada. Assim que tiver mais novidades sobre o material, aviso aqui no blog.