O curso de modelagem para arquitetura com SketchUp recebeu mais uma atualização ontem e agora a sua aula 05 já está disponível para as pessoas inscritas no curso. A aula 05 aborda as ferramentas que ajudam na criação de terrenos no SketchUp desde a parte relacionada com modelagem mais orgânica, até mesmo a criação de terrenos com base em curvas de nível. O SketchUp é uma ferramenta de modelagem baseada em edição de polígonos e formas geométricas simples, por isso algumas pessoas ainda acham estranho que ele acabe disponibilizando opções para criação de superfícies orgânicas como terrenos.
A primeira parte da aula mostra exatamente como trabalhar com esse tipo de ferramenta no SketchUp sem a necessidade de instalar nenhum plugin ou script extra ao software.
Mas, é na segunda parte da aula em que são apresentadas as opções para fazer cortes e planificar terrenos que a coisa fica realmente interessante. Podemos trabalhar com os platôs em que as edificações devem ser posicionadas nos terrenos, e com as ferramentas de edição do SketchUp é possível planificar, ou simular movimentações de terra no terreno, qualquer área para preparar a cena de maneira que seja possível posicionar qualquer maquete naquela localidade.
A imagem abaixo mostra o resultado do exercício de modelagem realizado no final da aula, em que é criado um terreno e parte dele é planificada de maneira que seja fácil posicionar qualquer edificação naquela localidade.
Caso você tenha interesse em participar do curso e assistir as outras aulas que abordam assuntos relevantes para modelagem em arquitetura como:
- Modelagem de paredes
- Modelagem de telhados
- Modelagem de esquadrias
- Uso de componentes
Então, você deve visitar a página do curso de modelagem para arquitetura com SketchUp 8, e na parte inferior da página está localizado o ícone de inscrição.
Essa foi a segunda atualização no EAD – Allan Brito relacionada com aulas dessa semana. Já tivemos o lançamento do curso sobre Materiais e texturas com Blender, e continuo atualizando a última aula do curso de modelagem para arquitetura com Blender. Os próximos cursos a receber atualizações são:
- Curso de Rigging de personagens com Blender – Aula 04 sobre rigging de mãos
- Curso de Animação baseada em física com Blender – Aula 03 Animação com partículas