O EAD – Allan Brito acaba de receber mais uma atualização na sua grade de cursos sobre Blender, e dessa vez é sobre um tema ainda não abordado! O Curso de visualização interativa para arquitetura com Blender mescla os recursos já existentes do Blender para criação de jogos com aspectos relacionados com a modelagem em arquitetura. Os vídeos do curso foram projetados para ensinar tanto o uso da game engine do Blender como as configurações necessárias para trabalhar com a simulação interativa de projetos arquitetônicos. Isso está refletido diretamente na lista de assuntos abordados no curso.
Por exemplo, em momento algum é apresentado algum tipo de configuração ou ajuste relacionado com personagens, pois em projetos para arquitetura isso não é necessário.
Mas, e quanto ao realismo? É nesse ponto que muitas pessoas acabam se enganando em termos de produção e capacidade do Blender em gerar apresentações realistas na game engine. Ao longo do curso você aprende a configurar o Blender Cycles para trabalhar em conjunto com a game engine. Isso é possível graças a capacidade do Blender de gravar as informações do render, qualquer que seja ele, diretamente nas texturas dos objetos. Portanto, podemos tranquilamente renderizar uma cena no Cycles e armazenar as informações de iluminação nas texturas.
Essas mesmas texturas são gravadas junto ao arquivo do Blender e depois exibidas diretamente na game engine. Existe uma aula no curso dedicada apenas ao processo de iluminação para arquitetura com o Cycles.
Assim como acontece com outros cursos recentes do EAD – Allan Brito, você encontra um material de apoio diponível para os participantes do curso em PDF e EPUB. Basta fazer a inscrição para ter acesso ao conteúdo do material.
Essa é a lista de aulas:
- Game Engine do Blender (06:23)
- Blocos de lógica (08:36)
- Física nos movimentos dos objetos (07:07)
- Controles múltiplos de objetos (07:02)
- Câmera do Blender (10:40)
- Propriedades da câmera (08:29)
- Controle da câmera com blocos de lógica (11:09)
- Alterando a câmera ativa dinamicamente (10:29)
- Materiais na game engine (12:16)
- Configurando o backface culling (03:18)
- Transparência e sombras (03:02)
- Texturas na game engine (10:34)
- Mapas UV para arquitetura (06:22)
- Representando objetos com texturas (06:54)
- Configurando alinhamentos com billboards (09:29)
- Manipulando recursos externos (08:38)
- Apresentando o Blender Cycles (16:43)
- Iluminação com o Cycles (08:27)
- Gravando informação de luz nas texturas (15:55)
- Baking de mapas HDR (16:11)
- Animação com o Blender (11:41)
- Pontos pivô e hierarquias (04:46)
- Atuador Action (07:27)
- Sensor de proximidade (11:47)
- Usando animação para controles (10:12)
- Trocando texturas em objetos interativos (07:35)
- Criando menus e instruções (08:41)
- Criando menus que interagem com o mouse (13:53)
- Embutindo texturas e arquivos externos (05:31)
- Adicionando sons (04:05)
- Criando uma tela de abertura (03:59)
- Exportando como uma aplicação (06:22)
Interessado no curso? Visite a página do Curso de visualização interativa para arquitetura com Blender no EAD – Allan Brito para fazer a sua inscrição.
Aprendendo mais sobre visualização para arquitetura no Blender
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