É muito comum que algumas tecnologias acabem surgindo e revolucionando a maneira com que possamos interagir com conteúdos antes estáticos. Assim foi com a evolução do cinema e animação, mas podemos conferir também outras tecnologias que prometem essa revolução mas estacionam na questão custo. É o caso dos equipamentos de realidade virtual, que durante algum tempo eram o baluarte da evolução tecnológica mas devido ao elevado custo, ficavam restritos a parques e outros nichos bem específicos. Nos últimos anos a tecnologia ficou mais barata e com o uso de idéias simples como o Google Cardboard a realidade virtual ficou acessível para todos.
Uma boa parcela de empresas está trabalhando no desenvolvimento de equipamentos de realidade virtual, pois sabem que o nível de imersão proporcionado por esse tipo de dispositivo é uma das tendências para consumo de conteúdo no curto prazo.
Como produtores de conteúdo você deve estar se perguntando sobre os requisitos para criar material para esse tipo de dispositivo. O que é preciso? Pensando em ajudar na criação de experiências imersivas usando tecnologia VR montei no EAD – Allan Brito o Curso sobre animação em VR com Blender que ensina a criar material para dispositivos com realidade virtual no Blender. Sim, é perfeitamente possível criar esse tipo de conteúdo usando o Blender.
No curso você aprende a usar o Google Cardboard para visualizar ambientes e animações usando a tecnologia VR, em que o movimento da sua cabeça aliada com o uso dos óculos permitem ter uma sensação ainda mais realista do projeto.
Essa é a lista de aulas do curso:
- Aula 01 – O que é animação em VR?
- O que é animação em VR? (03:21)
- Equipamentos para reprodução de vídeos em VR (07:16)
- Software para reprodução de vídeos em VR (02:18)
- Recursos adicionais para produção de vídeos em VR (03:28)
- Aula 02 – Animação no Blender
- Animação no Blender (07:21)
- Editando animações com keyframes (07:37)
- Ajustes na câmera do Blender (08:19)
- Usando constraints na câmera (03:02)
- Aula 03 – Ferramentas de animação
- Usando o Graph Editor (06:11)
- Animação em cíclos (02:52)
- Controles do NLA Editor (03:18)
- Renderizando vídeos (02:18)
- Aula 04 – Preparando o ambiente para animação em VR
- Entendendo a cena VR no Blender (02:27)
- Preparando o ambiente para visualização em 360 (04:12)
- Configurando a câmera para render 360 (03:44)
- Render e animação em VR (06:08)
- Visualizando a cena com o Kolor Eyes (02:05)
- Aula 05 – Render de animação em VR
- Criando a cena (05:13)
- Objetos animados (05:22)
- Configurando o render (01:34)
- Render no VSE (03:29)
- Aula 06 – Criando 3D estereoscópico no Blender em VR
- Configurando 3d estereoscópico no Blender (02:54)
- Ajustes na câmera 3D (02:08)
- Renderizando 3d esteroscópico (04:26)
- visualização de 3D estereoscópico (02:39)
- Aula 07 – Usando o Google Cardboard ou Oculus Rift
- Usando o Google Cardboard (04:16)
- Aplicativos para o Google Cardboard (03:07)
- Testando o ambiente VR (03:50)
Esse curso é um complemento muito interessante para artistas que já tem conhecimento sobre o Blender e gostariam de expandir as suas possibilidades criativas, usando uma mídia nova e que ainda terá uma grande procura.