Uma boa parcela dos projetos relacionados com arquitetura hoje tem como ponto de partida softwares do tipo BIM como o Revit. Os projetos podem seguir os caminhos da finalização ou então de vendas e divulgação com base nos dados criados no próprio Revit. Como forma de apresentar projetos a Unreal Engine é uma das opções mais populares. Então, como seria o processo para exportar do Revit para a Unreal Engine?
Nos fóruns da Epic Games um artista chamado de Farshid compartilhou o seu processo completo de configuração de projetos para arquitetura, usando como ponto de partida o Revit. Ele faz a exportação usando o formato FBX e depois aplica algumas conversões no arquivo.
Essas conversões e ajustes tem como objetivo facilitar o processo como um todo de transporte de um modelo 3d criado para fins de projeto, em outro para visualização. Todo o processo está bem detalhado apenas em imagens, sendo fácil de seguir mesmo para os que não entendem inglês. Basicamente são apenas os títulos e as descrições dos procedimentos nas próprias imagens.
Para conseguir exportar do Revit para a Unreal Engine o artista usa como software intermediário no processo o 3ds max para fazer ajustes na escala, e principalmente mapas UV. Basta lembrar que no Revit você não consegue fazer esse tipo de configuração, pois simplesmente não é o propósito da ferramenta.
Com todos os parâmetros de escala e mapas UV prontos, você pode fazer a exportação do arquivo novamente no 3ds max e importar novamente na Unreal Engine. No final o artista até faz uma rápida demonstração de como seria a configuração de iluminação para projetos oriundos do Revit.
No final você acaba tendo uma forma rápida de exportar do Revit para a Unreal Engine usando como intermediário o 3ds max. É um ponto negativo do processo, mas ele é de grande ajuda na conversão dos modelos 3d. Caso contrário, será preciso configurar e lidar com muito trabalho manual na preparação dos materiais e texturas na Unreal.
Exportar do Revit para a Unreal Engine para arquitetura
Você tem interesse em transformas seus projetos de arquitetura em visualizações interativas que podem ser usadas para os mais variados propósitos? Na Unreal Engine é possível usar esses recursos de maneira totalmente gratuita e no EAD – Allan Brito você encontra o curso certo para ajudar no processo: