O desenvolvimento de jogos digitais está passando por uma pequena revolução novamente guiada por mudanças na forma como podemos consumir conteúdo. A próxima grande revolução é o VR e apesar de muitas pessoas ainda acreditarem que o VR não será uma tendência, é claro que o mercado está investindo na área. Se você pretende entrar nesse segmento, pode conseguir um investimento de quase R$ 1.000.000,00 para jogos em VR.
Mas, como funciona esse incentivo para criar jogos em VR? A Oculus anunciou que fará um investimento em jogos produzidos apenas com a Unreal Engine, por enquanto, e que estejam hospedados na sua própria loja virtual. Cada jogo que faturar até o limite de US$ 5 milhões terá os custos de direitos autorais pagos pela empresa.
Caso você não saiba, a Epic Games trabalha com o modelo de licenciamento da Unreal Engine com base em direitos autorais. Você pode fazer o download e usar a ferramenta de desenvolvimento, e apenas quando você consegue faturar com o jogo é preciso pagar direitos para a Epic Games.
Esse limite de faturamento só começa a ser cobrado quando você passa de US$ 750,00 mês em faturamento bruto com cada um dos seus jogos. Essa é uma forma incrível da Oculus incentivar a criação de jogos usando VR para a sua loja.
Isso significa que seu jogo poderá faturar US$ 5 milhões em vendas brutas, e os US$ 250.000,00 que teriam que ser pagos em direitos são cobertos pela Oculus. Para saber como aproveitar o financiamento e criar seus primeiros jogos relacionados com VR, recomendo visitar esse endereço.
Mais detalhes sobre como conseguir esse financiamento devem ser revelados em breve no próprio Blog dos desenvolvedores do Oculus, e quando estiverem disponíveis vou compartilhar aqui no site. Se você tem interesse em participar desse tipo de financiamento relacionado ao desenvolvimento de jogos VR, recomendo começar a se preparar!
Criando jogos em VR
Você ainda não faz idéia de como trabalhar com desenvolvimento de jogos em VR? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos voltados não só para a Unreal Engine, mas também para o Unity! Aqui está uma lista com os cursos recomendados: