O aprendizado sobre o uso do Blender Cycles para arquitetura é algo que exige ao mesmo tempo conhecimento do artista 3d, e uma boa quantidade de testes. Isso faz parte do processo de aprendizagem envolvido no conhecimento das ferramentas e avaliar o comportamento de luzes e materiais.
Um ótimo recurso para aprender a configurar cenas com Blender Cycles para arquitetura é observando como outros artistas realizaram as suas próprias configurações. Esse é o caso do projeto chamado Attic Workspace do artista chamado krsblend que publicou um conjunto de imagens com a iluminação muito bem resolvida. A seguir uma das imagens que formam o projeto:
Como você pode perceber o espaço usado pelo artista apresenta alguns desafios em relação ao funcionamento do Blender Cycles. O sistema usa um algoritmo chamado Path Tracing como base para renderização, e esse sistema não “gosta” de algumas características. Por exemplo, pontos de luz muito pequenos ou então ambientes totalmente fechados com uma única fonte de luz.
Quais soluções o artista usou para resolver esses problemas?
Se você quiser conhecer um pouco dos ajustes usados na renderização desse projeto, recomendo visitar o link indicado nos parágrafos anteriores que levam até o fórum Blenderartists. Mesmo que você não entenda as descrições do projeto em inglês, é possível direcionar a sua atenção para as imagens da interface do Blender.
O artista compartilha não só uma imagem com a posição e configuração de cada um dos pontos de luz, mas também outros painéis como o balanço de cor e outros. Para fins de teste você pode usar esses valores e começar a fazer testes nos seus próprios projetos.
A cópia direta dos valores pode não resolver totalmente todo tipo de render, pois existem fatores como a escala usada na modelagem que interferem diretamente nos números usados. Mas, é um excelente ponto de partida para fins educacionais.
Usando o Blender Cycles para arquitetura
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