A transferência de informações entre softwares 3d é sempre um desafio para a maioria dos artistas digitais, pois algumas vezes isso envolve lidar com múltiplos formatos. Esses formatos muitas vezes são fechados e difíceis de converter.
Quem já precisou passar modelos 3D e animações entre múltiplos softwares já deve ter usado formatos como OBJ, DXF e FBX. Os formatos são úteis e funcionam como ponte entre diversos softwares. Mas, algumas vezes informações são perdidas ou simplesmente não são compatíveis com determinados softwares.
Sem mencionar o eventual uso de formatos binários fechados, que dificultam muito a conversão de informações.
Já pensou se fosse possível simplesmente copiar e colar os modelos 3D entre os softwares?
Um desenvolvedor chamado Oliver Hotz está criando uma ferramenta chamada OD_CopyPasteExternal que promete facilitar essa tarefa. É um conjunto de plugins e scripts em Python, que armazenam as informações na área de transferência do sistema operacional.
A ferramenta pode ser usada de maneira gratuita e já funciona nos seguintes softwares:
- Blender
- Maya
- Houdini
- LightWave
O uso é extremamente simples e consiste realmente apenas na cópia de um objeto 3D. Depois de copiado, você pode abrir o outro software e colar as informações.
É perfeito? Ainda não, mas a ideia deve angariar muita ajuda no desenvolvimento já que é algo útil e criar sob uma licença de código-aberto.
Aparentemente a limitação para que outras ferramentas possam usar essa opção é a compatibilidade com Python.
Segundo o próprio desenvolvedor, o próximo passo é trazer a ferramenta para o SketchUp e 3ds max. Como o 3ds max já pode usar Python com base em API própria, deve ser questão de tempo até que o OC_CopyPasteExternal funcione com o software.
Quando esse tipo de opção para transportar informações entre softwares 3d estiver bem desenvolvido e estável, o trabalho de modelagem e criação será incrivelmente facilitado, pois poderemos usar o software de desejar. Você poderá fazer a modelagem em uma aplicação e animação em outra. Usando um simples copiar e colar, para passar os dados.
Aprendendo modelagem 3d
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- Curso de modelagem para arquitetura com SketchUp
- Curso sobre técnicas de modelagem com Blender
- Curso de modelagem poligonal com Maya
- Curso de modelagem poligonal com 3ds max
- Curso sobre SketchUp para design de móveis e marcenaria