As recentes atualizações do Blender Cycles trouxeram diversas melhorias e novidades para os artistas 3D que adotam o software, mas algumas ferramentas e recursos ainda não chegaram nas versões “finais” do software. Um recurso pelo qual sempre perguntam no Cycles é a possibilidade de renderizar imagens usando vários computadores em rede.
Hoje isso é possível para projetos que estejam renderizando múltiplas imagens, em que cada imagem é distribuída para um computador único na rede. Mas, se o seu objetivo é renderizar uma única imagem o Cycles ainda não permite esse tipo de distribuição. Você vai encontrar o render distribuído na lista de desenvolvimento do Cycles (roadmap), mas nada oficial no momento.
Mas, devido à natureza aberta do Blender um desenvolvedor conseguiu encontrar no código fonte do Blender Cycles uma implementação preliminar do render distribuído, que está desabilitada por padrão. Esse mesmo desenvolvedor alterou o código do Blender para ativar a ferramenta, e você pode testar o recurso em um build personalizado chamado Blender Pigeon.
Aqui está uma tela mostrando o render distribuído na interface do Blender.
O Blender Pigeon não foi criado para o propósito de mostrar essa ferramenta em particular, mas servir de base para diversos tipos de testes experimentais no Blender. Seja para interface ou com ferramentas.
Mas, por qual motivo o Blender Cycles teria esse código desabilitado? É bem provável que a ferramenta no estado atual seja instável ou simplesmente apresente problemas de usabilidade. O fato de alguém ter encontrado o código pode apenas significar que alguém já começou a trabalhar no desenvolvimento da ferramenta.
Considerando que o Blender 2.79 está para receber uma versão estável e no começo do próximo ano a versão 2.80 deve aparecer com um código renovado, isso deve fica para as versões 2.8x.
Caso você ainda assim esteja cusioso(a) para testar o recurso recomendo alguns cuidados:
- Nunca utilizar arquivos importantes sem antes fazer backup
- Comece com uma cena simples, para avaliar o funcionamento da ferramenta
- Esteja preparado(a) para instabilidades no render
Pelo menos já temos a certeza de que o trabalho no render distribuído já começou.
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