Uma pergunta que recebo com certa freqüência dos artistas digitais interessados em migrar para o Blender, é a quantidade de renderizadores externos que oferecem suporte ao software. Essa dúvida está relacionada ao fato dos artistas desejarem mudar sua base para modelagem 3d, mas manter o renderizador.
Para a surpresa de muitos a lista de renderizadores comerciais que oferecem suporte ao Blender envolve V-Ray, Corona, Octane, Indigo e diversos outros.
Entre essas ferramentas o destaque fica para o Corona Render, que ganhou uma grande legião de fãs nos últimos anos. A empresa que desenvolve o Corona Render foi comprada pelo ChaosGroup, que é responsável pelo V-Ray.
Quer um exemplo do que você pode fazer com o Corona Render no Blender? Observe a imagem a seguir.
Caso você esteja migrando de outros softwares para o Blender e gostaria de usar o Corona Render, os autores dessa cena compartilharam o projeto completo. Sim, todos os ajustes e configurações do Corona dentro do Blender.
Os autores da cena são os artistas digitais do estúdio AZR que é baseado em Amsterdã.
Assim você pode abrir o arquivo e estudar como eles chegaram nesse resultado. É o tipo de recurso perfeito para pessoas interessadas em aplicar os mesmos conceitos em outras plataformas.
Por exemplo, se você já tem o hábito de renderizar projetos usando o Corona Render no 3dsmax e gostaria de migrar para o Blender. A cena vai ajudar você a confirmar se todos os ajustes aplicados no software podem ser aproveitados no Blender.
Na maioria das vezes tudo funciona da mesma forma, apenas o local em que as opções de configuração estão mudam entre as ferramentas 3d.
Se você não tem experiência com renderização de interiores no Corona Render a cena se mostra ainda mais útil, pois ela mostra os ajustes necessários para criar esse tipo de cena no Blender.
Já mencionei que o download da cena é gratuito?
Aprenda a renderizar no Blender
Quer aprender a renderizar projetos no Blender? Mas, usando o Blender Cycles que já está disponível por padrão em todas as instalações do Blender? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o uso e configuração do Cycles. Seja para arquitetura, design, animação ou jogos: