Entre as novidades que estão em desenvolvimento para o Blender 2.8 você encontra alguns novos elementos de interface, e alguns recursos que prometem mudar a maneira com que usamos o software. Um desses recursos é o incrível renderizador com capacidade de gerar gráficos em tempo-real chamado de Eevee.
O Eevee é o novo renderizador padrão do Blender e substitui o antigo Blender Internal. Qual a principal diferença? A melhor maneira de resumir o que o Eevee faz é dizer que o software utiliza tecnologia de engines gráficas para jogos.
Você pode gerar imagens com grande nível de realismo em questão de segundos! Isso se forem usados os ajustes corretos de iluminação e materiais.
Quer aprender como funciona o Eevee? Agora no EAD – Allan Brito você conta com o Workshop de renderização com Eevee no Blender 2.8! Nesse workshop você aprende a usar e configurar o Eevee para renderizar seus projetos.
Aqui está uma lista com alguns dos assuntos abordados no workshop:
- Diferenças entre o Eevee e Cycles
- Render em tempo-real
- Características do Eevee
- Aplicação de efeitos e pós-produção
- Iluminação no Eevee
- Uso de materiais e texturas PBR
- Configuração de light probes no Eevee
No exemplo final do Workshop você encontra um projeto de interiores que pode ser renderizado em apenas 6 segundos em resolução FullHD (1920×1080). Você não leu errado, são apenas 6 segundos usando uma placa gráfica apenas mediana.
Podemos dizer que o Eevee vai substituir o Cycles? Não! O Cycles ainda é a melhor opção para conseguir realismo em projetos de renderização no Blender. Um dos pontos positivos do Eevee é que o renderizador usa os mesmos materiais e recursos do Cycles.
Então você pode tranquilamente configurar materiais no Eevee e posteriormente renderizar a cena no Cycles, caso deseje.
Se você quiser conhecer mais das novidades do Blender 2.8 relacionadas com a interface, pode também conferir o Workshop de modelagem poligonal com Blender 2.8. Ambos fazem parte do Blender COMPLETO que está em promoção até hoje.