Um dos tipos de projetos que acaba consumindo mais tempo de produção são das animações, que demandam não apenas todo o trabalho de modelagem 3d mas tempo de render. Se um projeto simples pode demandar alguns minutos para gerar imagens estáticas, em animação o tempo de render pode ser de dias.
Basta fazer uma conta simples para entender a dificuldade. Com uma animação você precisa renderizar algumas vezes centenas ou milhares de quadros. Quando um quadro leva 20 minutos para renderizar, a conta facilmente chega a diversas horas de render.
A vantagem dos renders em tempo-real como o Eevee é que eles geram imagens realistas em alguns segundos. Esses segundos geram animações realistas em questão de minutos e não mais dias.
Quer ver um exemplo? Um artista chamado Drabson publicou nos fóruns BlenderArtists a renderização de uma cozinha feita no Cycles e Eevee.
A primeira parte do projeto mostra imagens estáticas da cozinha no Cycles.
Depois você pode conferir o mesmo projeto com uma animação renderizadas com o Eevee. A diferença visual é bem pequena.
Qual a grande vantagem de renderizar esse tipo de projeto com o Eevee?
Mesmo sem compartilhar muitos detalhes sobre o projeto, é fácil perceber algumas diferenças de qualidade no render. Repare nos materiais transparentes. Eles ficam muito melhores quando renderizados com o Cycles.
O Eevee e diversos outros renderizadores em tempo-real ainda possuem limitações quando precisam gerar esse tipo de efeito. Esse não é um problema apenas do Eevee, mas de todos os renderizadores que trabalham com render em tempo-real.
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