Um dos web sites mais famosos em termos de compartilhamento legalizado de projetos e arquivos do Blender acabou de receber uma grande atualização no seu sistema, o que para algumas pessoas foi algo positivo e benéfico, mas outras ficaram revoltadas com alguns detalhes do novo sistema. Qual site é esse? Estou me referindo ao BlendSwap que hoje é sinônimo de compartilhamento de arquivos e projetos produzidos com o Blender, sendo referência para estudos e também fonte de material para uso em projetos, desde que respeitadas as licenças de uso dos arquivos.
No início do projeto o BlendSwap não fazia restrições em relação a quantidade de downloads e sequer precisávamos de uma conta no site para copiar os arquivos. Mas, um sistema de troca de arquivos com o BlendSwap acaba gerando imensas quantidades de tráfego e servidores de hospedagem não gostam desse tipo de sistema, pois geram muita carga nos seus serviços. Com o tempo, apenas usuários registrados passaram a fazer download dos arquivos e com um limite de 100MB semanais.
Pois bem, agora com a nova versão do BlendSwap a coisa ficou um pouco mais restrita, e os usuários só podem fazer os mesmos 100MB de download durante um mês! Isso revoltou muitos usuários e gerou diversas críticas em relação ao novo modelo do site. É o fim do BlendSwap? Claro que não! Depois que analisamos com calma as regras e recursos do novo site, fica fácil perceber que existem diversos meios para aumentar a taxa de download semanal. Basicamente existem duas maneiras de potencializar os seus downloads no site:
- Se tornar um usuário pago
- Enviar arquivos para o sistema
Portanto, basta compartilhar um arquivo no BlendSwap para aumentar a sua cota de downloads sem precisar pagar absolutamente nada. Essa é uma solução interessante para ao mesmo tempo incentivar os usuários a enviar arquivos para o sistema, e também ajudar na manutenção do site com uma base de assinantes. As novas categorias e classificações do site ajudam a encontrar arquivos de maneira muito mais rápida.
E você? Gostou do novo BlendSwap? Compartilhe a sua opinião com outros leitores respondendo a enquete abaixo sobre a reformulação do site.