Hoje resolvi fazer uma análise sobre uma ferramenta de animação 2D, open source semelhante ao Flash. A ferramenta em questão se chama Pencil, estando ela ainda em desenvolvimento, mas com o uso inteligente dos seus recursos já podemos fazer muita coisa. Caso você queira fazer o download do Pencil, visite esse endereço. O download está disponível para Windows e Mac OS X, ainda não existe versão para os Mac`s rodando Intel, apenas PPC. Um aspecto interessante do Pencil, ele consegue exportar as animações para o formato SWF, com isso podemos fazer a integração com outros projetos criados em Flash, de maneira fácil.
O donwload tem aproximadamente 4MB, vindo em um arquivo ZIP.
A interface é simples, temos um Stage na parte central. Na esquerda temos as ferramentas de desenho e os controles de visualização.
Na direita temos o seletor de cores. Para adicionar ou remover uma cor, pressionamos os sinais de mais e menos.
O controle de camadas é feito diretamente na timeline, para adicionar uma nova camada, acione o menu Layers e escolha a opção desejada para adicionar ou remover.
Mas como fazer uma animação? O processo é simples, mas precisamos entender primeiro como a ferramenta funciona. Na timeline existem três tipos de camadas que são as do tipo Vector, Bitmap e Sound. A primeira só aceita linhas vetoriais, a segunda apenas imagens e a última arquivos de som.
Quando vamos desenhar alguma coisa, precisamos selecionar a camada apropriada. Nesse caso uma camada Vector. Para selecionar é simples, apenas clique sobre ela. A camada selecionada fica marcada com um pequeno círculo preto na sua esquerda.
Depois desenhe alguma coisa com as ferramentas existentes na barra lateral.
Assim que você tiver alguma coisa desenhada, clique na parte superior da barra de
Clique no botão com o sinal de mais, no menu Keys. Isso vai adicionar um novo keyframe. Agora deforme ou crie novos elementos para a ilustração. Assim teremos uma animação.
Se você quiser verificar o resultado da animação, clique no botão Play.
No menu File está a opção para exportar a animação para o formato SWF. Agora que você já sabe como fazer uma animação com o Pencil, o que acha de tentar fazer algo mais complexo? A ferramenta é infinitamente mais simples de usar que o Flash, mas pode produzir os mesmos resultados nas mãos de um artista habilidoso.