Mais uma versão do Wings3D foi lançada, agora temos o Wings3D 0.99 disponível! Essa versão trás uma série de novidades e incrementos para os usuários mais experientes da ferramenta, principalmente algumas melhorias na compatibilidade com placas de vídeo e na interface. Pelo menos agora, eu consigo usar o Wings no meu computador com placa de vídeo onboard da Intel, a versão anterior sequer abria, nem desligando a aceleração de hardware funcionava. A interface sofreu uma pequena atualização nos gráficos, mas nada significativo, se você já for usuário não vai ter dificuldades em se adaptar.
Aqui vai uma pequena lista com as melhorias:
- A interface agora apresenta barras e menus em gradiente, em estilo mais moderno.
- Novos shaders
- As primitivas geométricas disponíveis foram revisadas, agora elas apresentam mais opções e alguns pequenos bugs foram corrigidos.
- As arestas dos modelos agora podem ser exibidas com anti-aliased
- Ícone de referência no canto inferior esquerdo da interface, para indicar a orientação da visualização
- Possibilidade de atribuir restrições nas transformações
Esse recurso de atribuir restrições para a modelagem e transformação ajuda muito no uso de precisão na modelagem. Quem tenta fazer modelos com um mínimo de precisão, sabe o quanto é importante uma ferramenta como essa. Por exemplo, podemos determinar os valores usados nas transformações com as teclas ALT, CTRL ou SHIFT. Quando um objeto é movido, ao pressionar uma dessas teclas é possível configurar a restrição ao movimento.
Mas e o Blender? Bem, conheço algumas pessoas que ainda modelam personagens e objetos diretamente no Wings, para depois passar para o Blender. No Blender eles complementam o modelo gerado no Wings com materiais, iluminação e animação. O processo pode parecer até trabalhoso, mas esses são usuários mais antigos que começaram a usar o Blender em épocas mais “espartanas”. Quando não existiam modificadores, softbody e outras ferramentas mais recentes.
Se você quiser, faça o download do Wings para avaliar a ferramenta, ele é Open Source e muito fácil de usar. A modelagem não é tão fluida como no Blender, mas mesmo assim a ferramenta oferece ótimas opções de modelagem. Para começar a usar ele, recomendo esse tutorial com noções básicas sobre o Wings.