As plataformas de desenvolvimento de jogos estão evoluindo muito nos últimos anos, e em pouco tempo a criação de jogos digitais poderá ser muito mais simples e rápida do que se imagina. A quantidade de frameworks e bibliotecas de recursos que aceleram o desenvolvimento dessa mídia é assustadora, permitindo que pequenos estúdios e artistas independentes possam trabalhar de maneira muito eficiente. Entre as plataformas de desenvolvimento comercial de jogos mais populares encontramos o Unity 3D que até pouco tempo era focada em jogos tridimensionais, e recebeu um módulo para trabalhar com jogos bidimensionais aproveitando as mesmas ferramentas já existentes na plataforma 3D.
Alguns dias atrás foi anunciada uma grande atualização para o Unity com a chegada da versão 5 do software, que trouxe muitas novidades e avanços, principalmente no uso de recursos avançados de hardware como a aceleração por GPU.
A primeira novidade relacionada com o Unity que chama muito a atenção é o novo sistema de shaders baseados em física real. Esses novos shaders permitem trabalhar com materiais e iluminação extremamente realista em todos os sentidos dentro do Unity, e resultam em imagens como a que ilustra esse artigo. E como se isso não fosse suficiente o Unity agora utiliza o motor de render chamado Enlighten, que é a plataforma de renderização usada por alguns dos maiores produtores de jogos triple A do mercado como Blizzard, EA e outros.
Isso é apenas uma pequena parte das novidades anunciadas para o Unity 5 que envolvem também:
- Sistema de sons totalmente reformulado
- Maior integração com o Unity Cloud
- Possibilidade de pré-visualizar lightmaps diretamente no editor do Unity
A lista é longa e só faz com que o desejo de usar a nova versão do software aumente! Mas, para usar muitos dos recursos apresentados é muito recomendável o uso de uma boa placa de vídeo, pois o consumo de recursos é significativamente maior. Assim que tiver mais novidades sobre o software, publico aqui no blog junto com tutoriais!
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