O controle da câmera é fundamental em todos os tipos de projetos sejam eles um jogo ou animação, pois é por meio desse “objeto” que podemos apresentar as nossas criações para os usuários finais. É por esse motivo que sempre recomento para os meus alunos o estudo, mesmo que seja dos princípios básicos da fotografia, pois assim é a maneira mais rápida de melhorar os nossos projetos. Mas, e quando o software não oferece algum tipo de controle em especial para a câmera? O ideal nesses casos é criar os nossos próprios scripts e adiconar as funções diretamente no objeto.
Foi essa a solução que um desenvolvedor no Unity encontrou para gerar um script que adiciona uma função Dolly na câmera do Unity. O nome do desevolvedor é mgear e o código pode ser copiado e aplicado diretamente na câmera no ambiente de desenvolvimento do Unity.
Essa opção de Dolly pode gerar um efeito de dramaticidade, principalmente quando você precisa criar cutscenes que servem para ambientar parte da história do seu jogo, e devido a ausência de uma ou outra opção acabam forçando você a migrar para a criação de soluções baseadas em vídeo tradicional.
Para usar esse script, você precisa apenas copiar e colar o código no MonoDevelop, e depois associar o código a uma câmera no Unity. Se você não faz idéia nem por onde começar na criação de scripts no Unity, recomendo uma visita ao curso sobre programação em C# no Unity.
Um dos exemplos de como o Unity pode ser usado para criar jogos e também animações é o excelente Butterfly Effect que foi criado interiramente apenas com o Unity, e aproveitando as capacidades da engine de gerar gráficos em tempo real! Você pode perceber que do ponto de vista do usuário fica pouco evidente que tudo o que é apresentado na animação foi gerado com uma engine de jogos digitais. É esse tipo de vantagem que podemos conseguir na criação de conteúdo com o Unity.
Aprendendo sobre desenvolvimento de jogos no Unity
Ainda não sabe trabalhar com o Unity e gostaria de desenvolver habilidades na criação de jogos digitais? Com os cursos online do EAD – Allan Brito você pode começar a criar jogos no Unity: