A configuração de materiais em softwares 3d representa grande parte do trabalho de ajustes e refinamento de qualquer cena 3d, e no Blender isso não é diferente. Os meus alunos estão sempre me questionando sobre meios para acelerar esse tipo de ajuste, e a minha resposta sempre é a mesma: “monte a sua biblioteca de materiais!”. É por esse motivo que sempre estou compartilhando dicas qui no blog com materiais prontos para usar no Cycles ou renderizador padrão do Blender. Esses recursos são muito importantes para o aprendizado do software e também o uso em projetos.
Com uma boa biblioteca de materiais no Cycles, você pode aproveitar alguns shaders já prontos para superfícies como madeira, metal ou outros materiais e economizar muito tempo de edição. Mas, nem sempre os materiais de bibliotecas podem servir totalmente em todos os projetos. Mesmo nessas situações você terá um bom ponto de partida para começar a editar os seus próprios materiais.
Quer fazer o download de uma biblioteca de materiais no Cycles? O site Addicted to CG está compartilhando uma biblioteca de materiais no Cycles com 20 shaders diferentes dos mais variados tipos e tipologias. E seguindo o princípio de adaptar os materiais as suas necessidades, é possível fazer ajustes e configurações próprias nos materiais e adequar os materiais em qualquer tipo de projeto.
Esse é o tipo de recurso que você não pode perder para montar a sua biblioteca de materiais no Cycles!
Aprendendo a criar a sua biblioteca de materiais no Cycles
A configuração de materiais no Cycles exige conhecimento do renderizador e também a manipulação dos chamados Nodes do Blender, pois basicamente todo o processo de ajuste dos materiais é feito usando esse recuso. Quer aprender a usar o Node Editor do Blender para configurar materiais? No EAD – Allan Brito você encontra cursos relacionados com ajustes de materiais e render no Cycles: