Entre as tarefas que demandam grande trabalho manual em softwares 3d está o rigging de personagens. Dependendo da situação é inclusive mais complicado que a própria animação, pois envolve conhecimento profundo de ferramentas e a maneira com que o personagem deve interagir.
Nos projetos em que existem grandes equipes trabalhando no desenvolvimento de personagens, é comum encontrar artistas dedicados apenas ao processo de configuração dos rigs.
Um artista chamado Ahmed Shalaby compartilhou uma personagem virtual que pode ajudar e muito os usuários do Maya. A personagem em questão se chama Jasmine, e você encontra no arquivo diversos controles específicos para animação.
Para fazer o download do arquivo, que é relativamente pequeno, basta visitar esse endereço.
A personagem não só apresenta toda a estrutura do modelo 3d mas o rigging completo!
Você pode aproveitar o material para dois propósitos principais, que pode ser tanto para o aprendizado ou na aplicação em animações. No caso do aprendizado, você pode analizar todo o processo de configuração e ferramentas usadas pelo autor para conseguir criar a personagem.
Quais controles estão disponíveis? Os usuais para personagens virtuais:
- Animação facial
- Cinemática direta
- Cinemática inversa
- Acessórios e gestos
Caso você tenha planos de criar quaisquer personagens virtuais no Maya, recomendo fazer o download para analisar a forma com que a personagem está configurada. Para depois reproduzir as ferramentas no seu próprio projeto.
O artista não especificou o tipo de licença para o arquivo, portanto você deve tomar cuidado ao usar a personagem em projetos de animação.
Faça o download da personagem o quanto antes, pois a personagem no momento em que esse artigo está sendo publicado é gratuita. Mas, a qualquer momento o autor pode remover o arquivo da base de material do CG Meetup.
Aprenda a fazer animação e rigging
Quer aprender a fazer animação de personagens e rigging? Seja no Maya ou outros softwares? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com animação e desenvolvimento de personagens virtuais:
- Curso de animação 3D com Blender
- Curso sobre Rigging de personagens com Blender
- Curso sobre animação com captura de movimento no Blender
- Curso sobre animação com Rigid Bodies no Blender
- Curso de modelagem poligonal com Maya
- Curso sobre rigging de personagens com CAT no 3ds max
- Curso sobre animação para jogos no Unity
- Curso sobre animação 3D com 3ds max