Hoje é o ápice de um importante ciclo de desenvolvimento para o Blender 3D, com o lançamento da sua versão 2.48. Essa é oriunda do projeto Yo Frankie!, que junto do Big Buck Bunny transformou a maneira com que o Blender 3D trabalha e cria material multimídia. Depois desses dois projetos, a comunidade de artistas 3d ao redor do mundo olha para o potencial do Blender 3D com outros olhos. As novidades mais evidentes são relacionadas com a modelagem 3d e novas ferramentas da Game Engine.
A mais evidente ferramenta é o suporte ao GLSL, que ficou de fora da versão 2.47.
Para conferir a lista completa de novidades da versão 2.48, visite esse link.
Se você estava esperando o lançamento de alguns dos recursos desenvolvidos para o Google Summer of Code, eles estão presentes sim, ainda não são todos, mas alguns deles estão lá.
Esse é um pequeno resumo das novidades:
- Suporte ao GLSL: Com essa ferramenta o artista pode visualizar em tempo real, as nuances da iluminação e cores dos materiais, diretamente na 3D View. Esse recurso só funciona com a presença de placas de vídeo compatíveis.
- Modificador Shrinkwrap: Aqui temos um modificador que deforma um objeto, fazendo com que ele se adapte a forma de outro. Por exemplo, você pode fazer com que um cinto se adapte a forma da cintura de um personagem.
- Modificador Simple Deform: Esse conjunto de modificadores simples adiciona opções como o Twist e Bend ao Blender.
- Suporte a Soft Bodies na Game Engine: Agora é possível usar Soft Bodies na Game Engine, para que o artista possa usar a ferramenta na simulação de tecidos e outras superfícies flexíveis.
- Sombras coloridas: Essa nova ferramenta permite que um artista atribua uma cor, nas sombras de Lamps do tipo spot.
- Novos campos de força: Agora existem novas opções para interagir com Soft Bodies e com o Cloth, como a possibilidade de controlar melhor a simulação de ventos.
- Novas opções para atmosferas: Com essa ferramenta é possível usar a luz do tipo Sun do Blender, para simular a interação da luz solar na atmosfera, com a adição de vários efeitos.
- Grease Pencil: A excelente ferramenta que permite desenhar na interface do Blender, finalmente está disponível!
Para fazer o download do Blender 2.48, visite esse endereço e escolha a versão apropriada para o seu sistema operacional.
Quer ter uma idéia do poder dessa nova versão?
O vídeo abaixo foi criado por um artista chamado Martin, usando os novos recursos do Blender 2.48 como o GLSL e os Soft Bodies na Game Engine. Tudo no vídeo é animação interativa, o resultado é impressionante!
Blender Game Engine: Bathroom demo from martini on Vimeo.
Ficou interessado nesse exemplo? Nesse endereço, que leva ao fórum Blenderartists.org você pode fazer o download dessa cena, para estudar o processo de criação e interação dos objetos.