Durante uma aula que eu estava ministrando sobre modelagem com o 3dsmax, mostrei aos meus alunos uma ferramenta que planificava a posição de objetos. Assim que eu terminei a explicação um aluno me perguntou se o Blender possuia alguma ferramenta semelhante a essa.
Foi ai que eu indiquei ai meu aluno o uso desse Script chamado Flatten. Ele consegue planificar a posição de vértices, arestas e faces de um modelo. Esse tipo de operação é muito útil, principalmente quando estamos realizando algum tipo de modelagem geométrica.
O Script foi desenvolvido pelo mesmo autor do Layer Manager, que eu mostrei aqui a alguns dias atrás. Para fazer o download, visite a seguinte página:
http://uselessdreamer.byethost32.com/flatten.html
Você ainda não entendeu para que serve o Script? Vamos exemplificar melhor então. Veja na Figura 1, um exemplo da aplicação desse Script. Na parte superior da imagem existe um objeto com vários vértices fora de alinhamento.
Figura 1
Depois que o Script foi aplicado nos vértices, o resultado é mostrado na parte inferior. Veja que agora os Vértices estão perfeitamente alinhados.
Para utilizar o Script, você deve fazer o seguinte:
Passo 1: Faça o download do arquivo “flatten.py” e posicione esse arquivo na sua pasta de Scripts do Blender. No meu caso ficou em “Blender\.blender\scripts”.
Passo 2: Agora é possível acessar o Script pela janela de Scripts do Blender, como mostra a Figura 2. Também é possível acessar o Flatten de maneira mais rápida usando o menu Mesh, quando você estiver no Edit Mode (Figura 3).
Figura 2
Figura 3
Passo 3: Para utilizar o Script, você deve entrar no Edit Mode e selecionar vértices, arestas ou faces. Acione o Script usando a janela de Scripts ou o menu Mesh. Quando você fizer isso vão aparecer as opções de alinhamento do Flatten, como mostra a Figura 4.
Figura 4
As opções são as seguintes:
- X,Y e Z Cursor: Nessa opção os objetos são alinhados usando com referência a posição do cursor 3d.
- X, Y e Z Median: Já nessa opção os objetos são alinhados com base em um ponto médio.
Passo 4: Vamos agora aplicar Script. Vou utilizar um tubo como exemplo. Veja pela Figura 5, que os vértices do tubo estão totalmente fora de alinhamento.
Figura 5
Depois de selecionar o objeto desejado, clicando com o botão direito do mouse sobre ele, vou entrar no Edit Mode, pressionando a tecla TAB. Ajuste a visualização do modelo para que você possa ver os vértices de maneira semelhante ao que mostra a Figura 6.
Figura 6
Caso exista algum vértice selecionado, pressione a tecla A para remover qualquer objeto da seleção. Depois pressione a tecla B para acionar a janela de seleção. Então marque os vértices indicados na Figura 7, para que os mesmos fiquem selecionados.
Figura 7
Passo 5: Com os vértices selecionados, podemos agora acionar o Flatten. Utilize o menu Mesh e escolha a Flatten.
Passo 6: Escolha a opção Z Median, como mostra a Figura 8.
Figura 8
O eixo que você vai escolher vai depender da posição dos vértices selecionados e o resultado final desejado.
Pronto! Agora os vértices estão planificados. Assim o processo de modelagem fica mais simples.
Figura 9
Espero que tenham gostado.