O Google Summer of Code 2012 está para começar e assim como acontece todos os anos, o Blender deve ter vários projetos submetidos e aprovados para fazer parte dessa iniciativa para melhorar softwares de código aberto. Mas, o que é esse Google Summer of Code? Esse é um projeto que vida melhorar e incrementar softwares de código aberto como o Blender, Inkscape, GIMP e vários outros por meio do trabalho de estudantes universitários que estão com tempo ocioso nas férias de verão do hemisfério norte.
Preciso dizer qual é a empresa que patrocina o evento? Continuando com a descrição, o Google organiza e financia esse evento que funciona da seguinte forma:
- Um estudante precisa formular uma proposta, e conseguir uma pessoa que seja a sua mentora no projeto.
- Se o projeto for aceito, o estudante precisa seguir alguns prazos, para receber pagamentos em dinheiro na conclusão do projeto.
- O fato do projeto ser iniciado não significa que o mesmo será concluído, pois não existe um contrato formal.
O primeiro passo para todas as comunidades de usuários e softwares que desejam participar do projeto é exatamente reunir idéias, sendo exatamente isso que os artistas e usuários do Blender estão fazendo nesse momento.
A lista de idéias para o Google Summer of Code 2012 pode ser conferida nesse endereço, e você pode votar nas ferramentas ou melhorias que achar mais úteis para os usuários do software. Um dos temas mais discutidos é a implementação do B-Mesh que será oficialmente lançado junto com o Blender 2.63, em Abril.
Entre as categorias de ferramentas disponíveis estão:
- BMesh Modeling
- Sculpt Modeling
- NURBS Modeling
- Retopologizing
- UV Unwrapping
- Paint Texturing
- Rigging
- Skinning
- Animating
- Visual Effects
- Lighting
- Shading
- Rendering
- Compositing
- Motion Tracking
- Fluid Simulation
- Hard Physics Simulation
- Cloth Simulation
- Particle Simulation
- Scripting
- Video Sequencer
- Import/Export
- Asset Management
- Game Engine
- Interface
Se você tivesse a possibilidade de sugerir alguma coisa, em qual área seria a sua sugestão? A minha preferência está na parte de modelagem 3d com a adição de opções nativas para fazer Corte, Bridge e Inset em polígonos. Depois disso o render com Cycles para adicionar mais efeitos óticos e suporte a outros algoritmos de renderização.